Nossos fãs entenderam que não seguimos as regras, Diz Mel B ao comemorar o 25º aniversário das Spice Girls.
À medida que marcamos o 25º aniversário do sucesso de estreia das Spice Girls, Wannabe, a jornalista Louise Gannon, que as entrevistou como uma banda e como indivíduos inúmeras vezes ao longo dos anos, olha para trás para seu legado incrível e duradouro.
Antes que as mídias sociais existissem como uma rota para o estrelato, foram as plataformas Buffalo, o atrevimento das ruas e a mensagem alta e orgulhosa de Girl Power que transformaram as Spice Girls em estrelas globais instantâneas.
Cinco meninas da classe trabalhadora - Geri Halliwell de Watford, Emma Bunton do norte de Londres, Victoria Adams de Essex, Melanie Brown de Leeds e Scouser Melanie Chisholm - tornaram-se Ginger, Baby, Posh, Scary e Sporty, os rostos mais reconhecíveis de ' 90s Cool Britannia, vendendo mais de 90 milhões de discos em seus seis anos juntos.
Eles explodiram no cenário musical em um momento de vibração, esperança e grande mudança para o país, com o Novo Trabalhismo em ascensão antes de chegar ao poder em 1997, terminando
18 anos de governo conservador. Foi com esse pano de fundo que as Spices se tornaram ícones feministas e abriram caminho para bandas de Girls Aloud a Little Mix, suas músicas cativantes transmitindo uma mensagem de ser você mesmo, se divertindo com suas melhores amigas e destruindo visões tradicionais sobre feminilidade.
Agora, um quarto de século - e duas turnês de reunião de muitos milhões de libras depois - elas continuam sendo o grupo feminino mais vendido de todos os tempos.
Quem poderia esquecer Mel C chamando o vocalista do Oasis Liam Gallagher no BRIT Awards de 1997 depois que ele se recusou a comparecer à cerimônia porque achou as Spice Girls tão irritantes que disse que daria um soco nelas se as visse?
"Venha e experimente se você acha que é difícil o suficiente!" Sporty gritou do pódio enquanto as garotas recebiam seu segundo prêmio da noite.
Poucos meses depois, eles ganharam as primeiras páginas em todo o mundo quando Mel B mostrou ao Príncipe Charles seu piercing na língua para um show do Prince's Trust e Geri quebrou o protocolo real beliscando-o na parte inferior (embora mais tarde ela disse que apenas deu um tapinha).
Estrelas de Adele a Sam Smith e Billie Eilish são autoproclamadas fanáticas por Spice, com Adele dizendo recentemente: “Não é nenhum segredo o quanto eu os amo, o quanto eles me inspiraram a correr pela minha vida e nunca olhar para trás.”
'NÃO TÍNHAMOS NADA A PERDER'
Falando exclusivamente para Fabulous, Mel B diz que ela tem que se beliscar quando ela é lembrada de que já se passaram 25 anos desde que Wannabe estourou no topo das paradas.
“Parece inacreditável”, diz ela da casa que agora divide em Leeds com suas três filhas Phoenix, 22, Angel, 14 e Madison, de nove anos.
“Éramos essas cinco garotas que não se encaixavam em nenhum molde pop típico. Estávamos determinados a fazer as coisas do nosso jeito, a dizer o que queríamos, a trabalhar nossas costas e a nos divertir enquanto o fazíamos.
"Todos nós sentimos que não tínhamos nada a perder e sabíamos que só poderíamos fazer isso se estivéssemos todos juntos.
“É muito emocionante agora quando pensamos no que fizemos, quão longe fomos e quanto apoio recebemos de nossos fãs de todo o mundo, que foram os que nos levaram ao topo.
“Eles perceberam que éramos exatamente como eles, entenderam que não seguíamos regras, apenas entenderam o que éramos.”
Tive o privilégio de fazer parte da história da banda. A primeira vez que conheci as Spice Girls, ninguém sabia quem eram.
Foi no início de 1996 quando cinco garotas barulhentas, rindo e duras apareceram em meu escritório como chefe do showbusiness na GMTV (a precursora do Good Morning Britain) com um aparelho de som e me disseram que eu deveria colocá-los na TV.
Mel B disse: 'Éramos essas cinco garotas que não se encaixavam em nenhum molde pop típico'
Mel C apertou o play, enquanto Geri e Mel B pularam na minha mesa, mandando livros, blocos de notas e canetas voando - e todos os cinco cantaram e dançaram uma faixa então desconhecida chamada Wannabe.
Foi uma bagunça, foi uma loucura, mas também foi um fabuloso coquetel molotov de juventude, energia e diversão. Eu disse a eles que eles seriam enormes e mesmo que eu não pudesse colocá-los na televisão (eles não eram famosos), nós filmamos um programa piloto de pop com eles, que acabou sendo uma confusão total.
Ao longo dos últimos 25 anos, continuei entrevistando as meninas enquanto elas cresciam e se tornavam mães. Victoria e Emma permaneceram com os homens que conheceram naqueles primeiros dias inebriantes - o jogador de futebol David Beckham e a ex-cantora do Damage Jade Jones, respectivamente.
Geri, Mel B e Mel C passaram por vários noivados, casamentos e, no caso de Scary, dois divórcios. Geri saiu da banda em 1998 para lançar uma carreira solo de sucesso e desde que os quatro restantes encerraram a carreira em 2000, todos eles permaneceram firmes aos olhos do público.
As Spice Girls eram rebeldes com uma causa - menos uma banda pop e mais um movimento que defendia o poder feminino e a individualidade
Emma é apresentadora na Heart Radio e é dona do Kit & Kin empresarial de bebês ecologicamente corretos. Seu novo livro, Mama You Got This, chegou recentemente à lista dos mais vendidos do Sunday Times.
Mel C é um artista solo de sucesso, enquanto Mel B é uma das maiores estrelas da TV na América, Austrália e Reino Unido, graças aos papéis de jurado em America's Got Talent e The X Factor. E, claro, Victoria é uma estilista e uma das mulheres mais famosas do mundo.
Em seu apogeu, as Spice Girls simbolizaram um novo amanhecer de otimismo brilhante e liberado. Eles eram rebeldes com uma causa - menos uma banda pop e mais um movimento que defendia o poder feminino e a individualidade.
Originalmente reunidas em audições por promotores pop que queriam formar uma banda de garotas chamada Touch, elas passaram um ano juntas ensaiando em uma casa em Maidenhead.
'REALMENTE TÍNHAMOS QUE ACREDITAR EM NÓS MESMOS'
Quando disseram que teriam que se apresentar com roupas idênticas e se conformar com as normas pop, eles se recusaram a assinar um contrato obrigatório, fizeram uma escapadela à meia-noite e decidiram se administrar.
“Tínhamos que realmente acreditar em nós mesmos porque muitas pessoas ao nosso redor não acreditavam”, Geri me disse certa vez. Eles perseguiram Simon Cowell, saltando sobre ele uma manhã no estacionamento de sua gravadora com uma performance improvisada de Wannabe.
“Desculpem garotas,” ele disse a elas. "Eu só não acho que você tem o que é preciso." Felizmente, seu “amigo” Simon Fuller da indústria da música fez isso, e contratou as garotas para sua empresa de gerenciamento 19 Entertainment.
A dinâmica entre as meninas é fascinante. Eu nunca as descreveria como amigas - elas são irmãs, com relacionamentos profundos e complexos e um conhecimento íntimo de como uma a outra funciona. Eles compartilharam camas, roupas, lágrimas, triunfos e tragédias pessoais.
A banda certa vez perseguiu Simon Cowell, pulando sobre ele uma manhã no estacionamento de sua gravadora com uma apresentação improvisada de Wannabe
Apenas os cinco passaram pela loucura da fama. Eles podem estar em mundos separados, mas se algo acontecer, eles estarão imediatamente disponíveis um para o outro. Quando Mel B foi hospitalizada em 2018 após uma queda e rompimento dos músculos da mão, eles correram para a cabeceira dela no dia seguinte com flores e presentes (bar Victoria, que estava fora do país).
“Individualmente, tínhamos nossas inseguranças, mas juntos nos sentíamos invencíveis”, disse Mel C certa vez. “Eu não usava vestidos. Eu sempre usei trackies, então era isso que eu queria usar [no palco].
"Mel B tinha um afro na sessão de fotos para Wannabe - os estilistas queriam endireitá-lo, ela disse que não e todos nós a apoiamos porque éramos todos diferentes. E todos nós nos protegíamos, não queríamos sejam garotas más, queríamos ser garotas de equipe. ”
E foi por isso que nos apaixonamos por eles. Cada um deles falou sobre algo em todos nós - Posh, Scary, Ginger, Baby ou Sporty. A revista licenciada deles incluía uma coluna de tia agonizante e histórias condensadas de mulheres para admirar, de Elizabeth I a Emmeline Pankhurst.
'EU ESTAVA SÓ SENDO UM BRAT'
Eles misturaram roupas de grife com pechinchas baratas - o icônico vestido BRITs de Geri era uma toalha de chá Union Jack costurada em um vestido preto Gucci.
Eles eram sexy, mas nunca abertamente - mais atrevidos. As crianças os amavam, os homens gostavam deles e as mulheres queriam ser suas companheiras. A comunidade LGBTQ + foi inspirada por sua inclusão e mensagem de ser quem você é e ter orgulho. Ao contrário do Oasis e de outras grandes bandas britânicas como Take That, as Spice Girls invadiram a América, tornando-se ainda maiores nos Estados Unidos do que no Reino Unido.
Mas em 1998, em meio a uma turnê mundial, Geri deixou a banda sem nenhuma explicação, apenas uma mensagem de seus advogados de que havia parado. Embora nos anos seguintes as garotas tenham encoberto o quanto isso as deixava chateadas, sempre ficou claro que ainda doía.
A verdadeira profundidade dessa cicatriz emocional foi revelada por Geri 21 anos depois, quando ela subiu no palco de mãos dadas com as garotas no Estádio de Wembley e, com lágrimas escorrendo pelo rosto, disse na frente de uma multidão de 80.000 pessoas: “Eu preciso diga algo que eu deveria ter dito há muito tempo. Eu sinto Muito. Me desculpe por ter saído. Eu estava apenas sendo um pirralho. É tão bom estar de volta com as garotas que amo. ”
em 1998, em meio a uma turnê mundial, Geri deixou a banda sem explicação
“Aquilo”, Mel B me disse depois, “foi um grande momento para ela e um grande momento para o resto de nós. Nenhum de nós falou sobre isso, mas era algo que sempre esteve lá e agora se foi. Estou tão feliz que ela finalmente disse isso. "
Em 2017, passei 18 meses com Mel B em Los Angeles e Londres escrevendo o livro best-seller Brutally Honest sobre seu casamento supostamente abusivo com Stephen Belafonte, sua vida na montanha-russa e seu início humilde como uma garota mestiça de Leeds que se tornou um quinto dos a banda feminina mais famosa do planeta.
Dois anos depois, vi em primeira mão os meses loucos de preparação para sua primeira turnê em 11 anos.
Um renomado sapateiro de palco veio com sua comitiva de Nova York à minha casa no sul de Londres para medir os pés de Mel.
'VOCÊ SE PREOCUPA, AS PESSOAS ESQUECEM'
Ele contornou o pé dela e tirou medidas complexas de panturrilhas, tornozelos, dedos dos pés, joelhos e arcos. Os figurinistas vieram com resmas de roupas lindamente desenhadas à mão.
“Ajude-me a escolher!” Mel perguntou a minha filha adolescente e suas amigas, criando instantaneamente outra geração de uma gangue do poder feminino.
Poucos grupos pop podem continuar a gerar a mesma excitação louca que as Spice Girls. No entanto, quando os ingressos foram colocados à venda para a turnê de reencontro de 2019 no Reino Unido, Emma e Mel C confessaram que estavam “com medo” de que ninguém mais se interessasse por eles.
“Você se preocupa que as pessoas se esqueçam”, disse Emma. Eles não o fizeram. Os ingressos para os shows do Spice World se esgotaram em minutos, apesar do fato de Victoria não fazer parte disso.
As Spice Girls se reuniram para uma turnê em 2019 sem Victoria Beckham
A turnê de 2019 também abriu os olhos sobre quem são essas mulheres hoje. Nos anos 90, as turnês de shows eram “festas insanas e ininterruptas”, lembra Mel B.
Desta vez, foi mais um assunto de família. Os dois filhos de Emma, Beau, então com 11, e Tate, com 8, estavam presentes, assim como os filhos de Geri, Bluebell, 13, e Monty, dois, bem como a filha de seu marido Christian Horner, Olivia, de seis, de seu relacionamento anterior. E Scarlet, a filha de 10 anos de Mel C, estava lá todos os dias, junto com as três filhas de Mel B.
Também presentes estavam maridos, parceiros, mães, pais, tios, primos, tias, irmãos, irmãs, hordas de amigos e amigos famosos, incluindo Adele, Holly Willoughby, os All Saints, Olly Murs, Dermot O'Leary e Keith Lemon.
De maneira bastante doce, as mães das Spice sentavam-se juntas durante os shows, de olho nos netos.
Nos anos 90, as turnês de shows eram "festas insanas e ininterruptas", disse Mel B
É interessante ver como as meninas se desenvolveram ao longo dos anos. Geri se transformou de lairy motormouth em esposa e mãe de Home Counties, mas com sua criatividade peculiar ainda intacta.
Emma continua sendo a pacificadora, focada em sua família e em seus negócios com bebês e ainda vivendo a menos de um quilômetro de onde ela cresceu.
Mel B voltou para Leeds, mais sábia, mais forte, mas ainda a garota determinada que sempre foi, ganhando elogios por seu incrível trabalho com o Women's Aid.
Melanie C é talvez aquela que mais mudou, superando suas inseguranças para se tornar uma mulher incrivelmente descolada e extremamente admirada pela indústria.
E todos nós sabemos o que aconteceu com Victoria, mas deve ser dito que em todas as festas de Natal de Beckham, as músicas das Spice Girls tocam e Posh começa seus velhos movimentos.
Então, o que vem a seguir para Girl Power? Ou melhor, Woman Power. Outra turnê foi prometida, mais recentemente por Mel C - “Estamos constantemente falando sobre isso”, diz ela.
Parece que a história da Spice ainda não acabou. A demanda está lá, os fãs estão esperando - e outra turnê é o que todos nós realmente, realmente queremos.
Fonte: The Sun, Louise Gannon
A tradução pode conter erros, nos reporte caso houver algum.
21:00, 10 de julho de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário